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ABA - Associação Brasileira de Anunciantes - entidade que congrega a
principais empresas anunciantes do país.
ABAP - Associação Brasileira de Agências de Propaganda - entidade que
congrega as principais agências do país.
ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão -
entidade que congrega as principais emissoras de rádio e televisão do país.
ABIPE - Associação Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado -
tradicional entidade das empresas de pesquisa, bastante reduzida depois que um
grupo das principais organizações da área deixou a Associação para fundar a ANEP.
ABP - Associação Brasileira de Propaganda - entidade, com sede no Rio de
Janeiro, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda e é a mais
antiga das associações brasileiras na área publicitária.
AD HOC - Trabalho feito sob encomenda, especialmente para um cliente.
Termo geralmente utilizado na área de pesquisa.
ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - entidade que
congrega profissionais da área de marketing e propaganda.
ADVERTISING - Propaganda comercial, em inglês.
AEPAL - Associação Brasileira das Empresas de Propaganda ao Ar Livre -
entidade que congrega as principais empresas que fazem propaganda ao ar livre,
tais como painéis, luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assielhados.
AGÊNCIA - 1. Empresa dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa
especializada em agenciar modelos e intérpretes.
ALL-TYPE - Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo
de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
ALTO-CONTRASTE - Efeito empregado em fotografia (estática ou
ciniatográfica) para eliminar os meios-tons, deixando apenas os contornos em
preto-e-branco ou nas cores dominantes.
ANEP - Associação Nacional de Empresas de Pesquisa - entidade que
congrega os principais institutos de pesquisa do país.
ANER - Associação Brasileira de Editores de Revistas - entidade que
congrega as principais editoras de revistas do país.
ANIMATIC - Esboço de um comercial de Televisão ou cinema, feito com
ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o
resultado após sua efetiva produção. Geralmente empregado em pesquisa, para
fazer pré-teste de comerciais.
ANJ - Associação Nacional de Jornais - entidade que congrega os
principais jornais do país.
ANUNCIANTE - Ver Cliente.
ANÚNCIO - Peça publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como
sinônimo de qualquer peça de propaganda.
ANÚNCIO COOPERADO - Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto,
com os custos divididos entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de
lojas de varejo que destacam as marcas de determinados fabricantes.
APP - Associação dos Profissionais de Propaganda - entidade, sediada em
São Paulo, que reúne empresas e profissionais da área de propaganda.
APPROACH - Abordagem, em inglês. Termo utilizado para definir a linha de
comunicação adotada ou o gancho criativo da peça de propaganda.
ARTE - Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária.
ARTE-FINAL - Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos,
símbolos ou letras.
ATENDIMENTO - 1. Área da agência (do veículo, produtora ou fornecedor)
que atende os clientes da empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de
atendimento. 3. Ato de atender a um cliente, ou seja, trabalhar de forma
permanente e regular para ele.
ATINGIMENTO - 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e
comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária.
3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo
de comunicação.
AUDIÊNCIA - Pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Termo
aplicado tanto para definir as pessoas que ouvem determinada emissora de rádio
como as que assistem a determinado canal de televisão ou lêem determinado título
de jornal ou revista.
AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma das audiências obtidas pelo emprego de
diversos meios e veículos de comunicação, com o uso de diversos programas,
diversas mensagens e/ou a repetição delas. Pode ser bruta ou líquida.
AUDIÊNCIA BRUTA - Somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar
as duplicações.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume total de audiência obtida, descontadas as
duplicações. Soma dos que viram, ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez,
contando apenas uma vez cada pessoa.
AUDIÊNCIA MÉDIA - 1. Volume habitual de audiência de um veículo. 2. Média
das audiências obtidas com o emprego de diversos veículos de comunicação ou
programas.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA - Audiência obtida prioritariamente por um veículo de
comunicação (ou programa); como, por exemplo, as crianças em um programa
infantil, os assinantes de uma revista, os compradores de um jornal, etc.
AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA - Audiência obtida entre pessoas às quais o veículo
(ou programa) não é destinado; como, por exemplo, os adultos em um programa
infantil e as pessoas que pedem emprestado uma revista ou um jornal.
AUTORIZAÇÃO - Documento entregue pela agência ou anunciante autorizando a
veiculação de mensagem publicitária em um veículo de comunicação.
AVALIAÇÃO - Na área de mídia, tanto pode ser o trabalho inicial de
análise do que as marcas concorrentes estão fazendo em termos de propaganda,
como o estudo da melhor alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a
comparação entre os objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados.
-
B -
BACK GROUND - Ver BG.
BACK PROJECTION - Técnica de cinema que consiste em projetar por trás de
uma cena outra imagem já existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa
falando em um estúdio com imagens de uma paisagem correndo por trás. (Ver Chroma
Key e Newsmatte).
BANDA MAGNÉTICA - Espaço nos filmes cinematográficos (à margem das
imagens) no qual é gravada a trilha sonora. (Ver Trilha Sonora).
BANDA SONORA - O Mesmo que Banda Magnética.
BENDAY - Aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho
gráfico para dar uma tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou
colorida. Também pode ser usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo
efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada
em percentagens de 5 a 95%.
BG - 1. Música que fica ao fundo de uma locução falada em um comercial de
rádio. 2. Locução feita por baixo da cena que se vê no comercial, ou seja, sem
que a pessoa que fala apareça.
BLACK AND WHITE - (B&W) Preto-e-branco, em inglês.
BLOW UP - Técnica fotográfica, que consiste em ampliar o detalhe de uma
fotografia, destacando-o.
BOLD - Grosso ou espesso, em inglês. Termo utilizado para definir uma
letra mais grossa que o normal. (Ver Negrito)
BONIFICAÇÃO - Ver BV.
BOTTOM - Medalhão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre
determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser
distribuído como brinde.
BRAINSTORMING - Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para
gerar idéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de
associações que vierem cabeça, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para
avaliação posterior. Geralmente é feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRAND - Marca, em inglês. (Ver Marca)
BREAK - Intervalo comercial, no rádio e na televisão.
BRIEFING - Resumo, em inglês. Documento contendo a descrição da situação
da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para
atingí-los. Base do processo de planejamento. (Ver Planejamento)
BRIFAR - Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
BROADSIDE - Folheto especialmente dirigido aos públicos internos
(vendedores, funcionários) e intermediários (distribuidores, varejistas) de uma
empresa, geralmente explicando como será uma campanha de propaganda e/ou
promoção.
BROMURO - Cópia fotográfica em preto-e-branco de cromo ampliado para ser
colada no paste-up e indicar a ampliação necessária e os cortes corretos a serem
feitos no fotolito ou rotofilme. (Ver Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
BUDGET - Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba
disponível para uma determinada campanha ou período de tipo, incluindo produção
e mídia.
BV - Sigla de Bonificação de Volume, uma bonificação extra dada pelos
veículos (e também por produtoras e fornecedores) às agências que conseguem
encaminhar a eles elevados volumes de mídia ou trabalhos de diversos de seus
clientes.
- C
-
CAIXA ALTA (CA) - Letra maiúscula ou texto escrito todo em letras
maiúsculas.
CAIXA ALTA E BAIXA (CAb) - Texto escrito em letras maiúsculas e
minúsculas.
CAIXA BAIXA (cb) - Letra minúscula ou texto todo escrito em letras
minúsculas.
CADERNO - Cada uma das partes de uma revista ou jornal. Geralmente
impressas em uma única folha e - posteriormente - dobradas.
CADERNO REGIONAL - Suplemento publicitário (com ou sem adição de material
editorial) das revistas e jornais nacionais veiculado em regiões específicas.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Plano anual de promoções e eventos promocionais
de uma marca ou empresa.
CALHAU - Anúncio ou comercial colocado no lugar de um espaço
não-comercializado, que iria ficar em branco. Geralmente, os veículos colocam
suas próprias mensagens, peças comunitárias ou de utilidade pública.
CAMPANHA - Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou
promocionais.
CANCELAMENTO - Contra-ordem da autorização dada a um veículo para
veicular um anúncio ou comercial.
CARTAZ - 1. Qualquer mensagem publicitária gráfica impressa em papel ou
pintada diretamente sobre madeira, metal ou outro material. 2. Unidade padrão do
meio outdoor. (Ver Outdoor)
CARTAZETE - Tipo de cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado
no ponto-de-venda (supermercados, bares, lojas, etc.).
CASE HISTORY - História de um caso, em inglês. Termo utilizado para
definir uma história, geralmente de sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE - Abreviação de case history e termo usado mais freqüentemente.
CENTIMETRAGEM - Tamanho de um anúncio de jornal, definindo quantos
centímetros / coluna ele ocupa. (Ver Centímetro / Coluna)
CENTÍMETRO / COLUNA - Espaço-padrão de um jornal, ou seja, um centímetro
de comprimento por uma coluna de largura.
CENTRAL DE MÍDIA - Unidade - localizada no anunciante ou na agência - que
centraliza as ope-rações de planejamento, negociação, compra e execução de mídia
de um determinado cliente.
CHAMADA - Comercial de rádio ou televisão promovendo sua própria
programação.
CHAPA - Lâmina de metal que serve como matriz para impressão.
CHAPADO - Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.
CHECKING - Conferindo, em inglês. Trabalho de conferência da efetividade
da veiculação das mensagens autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou
transmissão e a precisão de horário ou posição.
CHROMA KEY - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma
imagem a outra de fundo, ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em
uma cena que está sendo gravada em estúdio. (Ver Back Projection e Newsmat-te)
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para definir os períodos da vida de um
produto, que começa com seu lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação,
declínio e - muitas vezes - reciclagem.
CIRCUITO ABERTO - Em rádio ou televisão, serve para definir as emissões
de caráter aberto, que qualquer aparelho sintonizador pode pegar.
CIRCUITO FECHADO - Em radio ou televisão, serve para definir as emissões
de caráter fechado destinadas apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da
transmissão ou estejam diretamente ou fisicamente ligadas à fonte emissora.
Também usado para definir esforço publicitário ou promocional dirigido a
pequenos Segmentos de públicos.
CIRCULAÇÃO - Total dos exemplares de um jornal ou revista efetivamente
distribuídos ou comprados pelos eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem)
CIRCULAÇÃO CONTROLADA - Total da circulação gratuita dirigida a
determinados segmentos da população ou grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA - O mesmo que Circulação Controlada.
CIRCULAÇÃO PAGA - Total da circulação efetivamente paga pelos leitores,
através de assinaturas ou compra em bancas.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL - Total da circulação gratuita dirigida aos
anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CLAQUETE - Tela de identificação de um comercial (com título, duração,
nome do anunciante, agência, produtora, etc.) colocada antes de seu começo e que
jamais é exibida ao público.
CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA - Parcela da população agrupada por suas
características de renda, arbitradas pelas entidades representativas do mercado
publicitário. No Brasil, foram definidas cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADOS - Tipo de anúncio, geralmente de pequenas dimensões,
publicados pelos jornais (e algumas revistas) agrupados por área de interesse
(aluguel e venda imóveis, empregos, venda de automóveis, etc.).
CLICHÊ - Matriz para impressão em metal ou plástico, utilizada nos
processos tipográficos mais primitivos. (Ver Tipografia)
CLIENTE - 1. Empresa anunciante que é uma usuária habitual da propaganda
e do mercado publicitário. 2. Profissional que trabalha no anunciante e é
responsável pela propaganda.
CLIPPING - Coleção de material impresso, de rádio ou TV com notícias
sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca.
CLOSE - Abreviação casual de Close Up. Fotografia ou tomada
videocinematográfica em grande detalhe de um objeto, situação ou pessoa.
CLUBE DE CRIAÇÃO - Entidade que reúne profissionais de criação. O
principal deles é o de São Paulo (CCSP), que edita um Anuário com o melhor da
criação publicitária de cada ano, sendo seguido em importância pelo Clube de
Criação do Rio de Janeiro.
COBERTURA - Espectro geográfico ou de segmento da população coberto por
um veículo.
CÓDIGO BRASILEIRO DE AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Conjunto de
normas autodefinidas pelo mercado publicitário para garantir a honestidade da
propaganda e a concorrência ética entre as empresas. (Ver CONAR)
COMERCIAL - Peça publicitária para rádio, cinema ou televisão.
COMISSÃO - Remuneração paga pelos veículos às agências de propaganda pela
propaganda a eles encaminhada.
COMPENSAÇÃO - Veiculação adicional de comercial ou anúncio para compensar
peça que não tenha sido veiculada ou que tenha sido exibida ou publicada em más
condições técnicas ou em desacordo com a autorização do cliente / agência. (Ver
Autorização)
COMPOSIÇÃO - Texto de anúncio, cartaz ou outro material gráfico composto
na sua forma final (no tipo, corpo e medidas definidas) e pronto para montar o
paste-up. (Ver Tipo, Corpo, Paste-up e Fotocomposição)
COMPOSITOR - Profissional especializado na criação do som publicitário -
spot, jingle e trilha - que geralmente trabalha como free-lancer ou ligado à uma
produtora. (Ver Criação, Free-Lancer, Jingle, Produtora, Spot e Trilha Sonora)
COMPROVANTE - Documento emitido pela emissoras de rádio e televisão
assegurando que o comercial foi veiculado conforme a autorização. (Ver
Autorização)
CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - entidade
formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do
Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. (Ver Código)
CONTA - Termo utilizado para designar o atendimento publicitário
permanente da agência a determinado produto, serviço, marca ou empresa. (Ver
Atendimento)
CONTATO - Outra denominação do profissional de atendimento, seja de
agência, veículo, produtora ou fornecedor. (Ver Atendimento)
COPIÃO - Primeira seleção montada das cenas - filmadas - de um comercial,
para análise e decisão final sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)
COPY - Texto, em inglês. Termo utilizado para definir o texto de uma peça
publicitária.
COPYRIGHT - Direito legal de propriedade de um texto, frase, livro, obra
de arte, música ou qualquer outra forma de expressão.
CORPO - Em termos gráficos, o tamanho da letra que é utilizada na
composição dos textos. (Ver Composição)
COTA - Em mídia, divisão do valor de patrocínio de um programa (edição ou
projeto especial) entre mais de um anunciante.
COUCHE - Tipo de papel, coberto por uma fina camada de gesso, indicado
pra impressos de boa qualidade.
CPM - Ver Custo por Mil.
CRIAÇÃO - 1. Tarefa de idealizar as peças publicitárias. 2. Departamento
encarregado do trabalho criativo dentro da agência. 3. Profissionais
especializados na criação de peças publicitárias. (Ver Diretor de Arte, Dupla e
Redator)
CRITÉRIO ABA-ABIPEME - Critério de definição das classes sócio-econômicas
adotado em conjunto pe-la ABA e ABIPEME e utilizado como padrão pelo mercado.
Com a criação da ANEP e a proposta de revisão e atualização conjunta desse
critério, seu nome foi modificado para Critério ABA-ANEP. (Ver ABA, ABIPEME,
ANEP e Classe Sócio-Econômica)
CRITÉRIO ABA-ANEP - Critério de definição das classes sócio-econômicas
adotado em conjunto pela ABA e ANEP e utilizado como padrão pelo mercado. (Ver
Critério ABA-ABIPEME)
CROMO - Fotografia em cores em positivo (tipo dispositivo) de alta
qualidade técnica para ser reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais
gráficos.
CUSTO - 1. Valor de qualquer espaço, trabalho de produção, material e
projeto publicitário. 2. Valor em dinheiro da unidade de espaço (página,
centímetro/coluna, cartaz, segundos, etc.) comercializada pelo veículo. (Ver
Custo por GRP e Custo por Mil)
CUSTO BRUTO - Custo total de um veículo, espaço ou programação de mídia a
ser pago pelo anunciante. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO LÍQUIDO - Custo total de um veículo, espaço ou programação de mídia
menos a comissão de agência. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO POR GRP - Custo para atingir 1% da audiência de um veículo, espaço
ou programação de mídia. (Ver Audiência, Espaço, Programação e GRP)
CUSTO POR MIL (CPM) - Custo para atingir mil consumidores através de um
veículo, espaço ou programação de mídia. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO DO TARGET - Custo (bruto, líquido, por GRP ou por mil) para atingir
o target ou público-alvo de uma campanha. (Ver definições anteriores de Custo,
bem como Público-Alvo e Target).
-
D -
DAY-AFTER-RECALL - Tipo de
pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para
avaliar o nível de recall obtido junto ao target. (Ver Recall e Target)
DEADLINE - Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o
prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.
DECUPAGEM - Na produção de um comercial, a descrição pormenorizada de
cada uma de suas cenas, com diálogos, cenografia, presença de intérpretes e
figurantes, figurino, efeitos especiais, etc.
DESCONTO DE FREQÜÊNCIA - Desconto concedido pelos veículos aos
anunciantes em função do nível de freqüência de suas veiculações.
DESCONTO DE VOLUME - Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em
função do volume total de suas veiculações.
DESCONTO PROGRESSIVO - Valor crescente de desconto concedido pelos
veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume,
freqüência e posição em suas veiculações. (Ver definições anteriores e Posição)
DESIGN - Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas,
traços e cores.
DETERMINADO - Espaço publicitário determinado (o veículo deve publicar o
anúncio ou veicular o comercial exatamente no espaço definido pelo anunciante).
(Ver Inde-terminado)
DIAGRAMAÇÃO - 1. Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou
outra peça gráfica entre imagens e textos. 2. Ordem da publicação de matérias e
anúncios em uma revista ou jornal.
DIAGRAMADOR - Profissional que faz a diagramação. (Ver Diagramação)
DIÁRIO - 1. Jornal que circula diariamente. 2. Em pesquisa, caderno em
que a pessoa pesquisada de forma contínua faz as anotações a respeito do que
está sendo pedido (como hábito de consumo de mídia, de produtos, etc.).
DIFERENCIAL - Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva
de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua.
DIRETOR - Em produção, denominação do profissional encarregado da direção
geral de um comercial, geralmente free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver
Free-lancer e Produtora)
DIRETOR DE ARTE - 1. Profissional de criação especializado em desenvolver
a parte visual e gráfica das peça publicitárias. 2. Em produção, profissional
responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo
cenografia, figurinos, objetos de cena, etc. (Ver Criação e Dupla)
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - Em produção, denominação do fotógrafo do
comercial.
DIRETOR DE PRODUÇÃO - Em produção, denominação do profissional
encarregado da direção geral da parte de produção.
DISCUSSÃO EM GRUPO - Técnica de pesquisa qualitativa que coloca um
assunto, produto ou empresa em análise por um grupo de pessoas, sob a moderação
de um profissional de pesquisa.
DISPLAY - Peça promocional e de merchandising que exibe uma mensagem ou
uma mensagem e um produto no ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
DTP - Desk Top Publishing, ou editoração eletrônica. Sistema, processo e
equipamento informatizado capaz de fazer a diagramação, composição, artes e
arte-final no computador, com o resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída
do trabalho em papel, fotolito ou disquete - para se enviado aos fornecedores de
fotolito. (Ver Diagramação, Composição, Arte-final, Fotoli-to, DTR e DTPrint)
DTPrint - Desk Top Printer. Sistema, processo e equipamento de DTR de
maior potência recursos, capaz de produzir tanto artes-finais e fotolitos
acabados como de controlar diretamente a operação de máquinas de impresssão,
enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos. (Ver Arte-final,
Fotolito, DTP e DTR)
DUPLA - 1. Conjunto de um diretor de arte e um redator que trabalham
juntos para desenvolver peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da
criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais
elementos de uma área ou outra e o auxílio do diretor e do compositor. (Ver
Criação, Compositor, Diretor, Diretor de Arte e Redator) 2. Abreviação de Página
Dupla.
-
E -
EDIÇÃO - Tarefa de editar as
cenas gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e
colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que corresponde à montagem do
cinema) geralmente é feito em duas etapas, a primeira para ter uma primeira
edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda para fazer a edição final do
comercial. (Ver Copião e Montagem)
EDITOR - Em produção, profissional que faz a edição ou aparelho de
videoteipe que realiza esse trabalho. (Ver Edição)
EDITORA - Empresa que edita revistas ou jornais.
EFEITO ESPECIAL - Em produção, qualquer efeito mecânico (realizado
durante a filmagem ou gravação), fotográfico ou de edição (realizado na etapa de
finalização) capaz de gerar uma imagem especialmente modificada da realidade,
dramatizando a intenção de comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e
Gravação)
EFEITO RESIDUAL - Aquilo que fica gravado como lembrança/percepção nas
pessoas de uma peça ou campanha de propaganda (Ver Recall)
ENCAIXE - 1. Em mídia, disponibilidade de tempo ou espaço em um veículo.
2. Em direção de arte, espaço aberto em um texto para colocar a ilustração, ou
vice-versa. 3. Em artes gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma
matriz (fotolito, rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio ou
comercial. (Ver Cromo, Fotolito, Janela e Rotofilme)
ENCALHE - Diferença entre a circulação e a tiragem de um veículo
impresso, que é devolvida pelas bancas e distribuidores às editoras. (Ver
Circulação e Tiragem)
ENCARTE - Peça publicitária gráfica encartada em jornal e revista, no
formato do veículo ou não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada
pelo consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado.
ENTRELINHA - Em artes gráficas, espaço entre as linhas de um título ou
texto
ESCALA DE CORES - Em artes gráficas, as provas de cada uma das cores
(geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor
possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado
final.
ESPAÇO - Em mídia, todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo
(no rádio, TV e cinema) publicitário. (Ver Tempo)
ESPACEJAMENTO - Em artes gráficas, espaço entre as letras de um título ou
texto.
ESPELHADO - Em mídia, designa anúncio em uma página anterior ou posterior
a outra que também tem uma mensagem publicitária).
ESPELHO - Esquema da diagramação de uma publicação (Ver Diagramação)
ESTANDE - Pequena construção ou balcão armado em feiras ou locais
públicos para servir de base a promotores e divulgadores de uma empresa ou
marca, receber clientes e prospects, expor mercadorias e amostras, material
publicitário ou promocional.
EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a tarefa de executar a mídia, emitindo as
autorizações e enviando os materiais. 2. Na criação, a tarefa de dar forma
física às mensagens. (Ver Autorização e Produção)
EXECUTIVO DE CONTA - Profissional da área de atendimento de agência. (Ver
Atendimento)
EXIBIÇÃO - Veiculação da mensagem publicitária pelo veículo.
EXPOSIÇÃO - Sinônimo de cobertura alcançada por um meio, veículo,
campanha ou peça publicitária. (Ver Cobertura, Meio e Veículo)
EXTERNA - Em produção, a filmagem ou gravação (em videoteipe) de cenas
fora de estúdio, ao ar livre. (Ver Filmagem, Gravação e Locação)
-
F -
FACA - Em artes gráficas, instrumento de
metal montado em madeira que serve para recortar impressos em formatos
especiais.
FAIXA - Mensagem publicitária impressa em faixas de pano ou plástico,
colocadas nas ruas, fachadas de prédios ou em seu interior.
FAIXA DE GÔNDOLA - Tipo de faixa específica para gôndolas de
supermercados. (Ver Gôndola)
FAMÍLIA - 1. Em marketing, termo utilizado para definir um grupo de
produtos seme-lhantes, com funções complementares ou parecidas, tamanhos
diferentes, etc. 2. Em artes gráficas, termo utilizado para definir um conjunto
de tipos com as mesmas características. (Ver Tipo)
FECHAMENTO - Prazo limite para aceitação de anúncios e comerciais pelos
veículos.
FEE - 1. Importância paga por uma tarefa ou período pelo cliente à
agência, produtora ou empresa especializada pela prestação de seus serviços. 2.
Importância paga por qualquer empresa a um profissional, por tarefa ou período.
FEEDBACK - Em comunicação, todo e qualquer retorno do target à
comunicação feita pela empresa, seja através de pesquisa, de um mecanismo de
resposta (cupom, telefone, etc.) ou de forma espontânea. (Ver Target)
FICHA TÉCNICA - Relação dos profissionais responsáveis pela
criação/produção de qualquer peça ou campanha publicitária.
FIDELIDADE - Nível de preferência do consumidor a uma determinada marca
ou veículo de comunicação.
FIDELIZAÇÃO - Neologismo criado pelos profissionais de marketing para
definir programas e esforços no sentido de conquistar ou incentivar a fidelidade
dos consumidores a determinada marca ou empresa.
FILMAGEM - Ação de filmar uma cena para a produção de comercial para
televisão ou cinema. (Ver Gravação)
FINALIZAÇÃO - Em produção, as tarefas de conclusão de um comercial, como
a edição, sonorização, realização de efeitos especiais e copiagem. (Ver Edição e
Efeitos Especiais)
FOLDER - 1. Folheto publicitário constituído de uma única folha, com uma
ou mais dobras. 2. Anúncio de revista com uma ou mais dobras. (Ver Folheto)
FOLHETO - Peça publicitária gráfica com uma ou mais folhas.
FOLLOW UP - Seqüência, em inglês. Ação de acompanhar a execução de um
plano de comunicação ou de mídia ou a produção de qualquer peça publicitária.
FONOGRAMA - Peça publicitária sonora, para veiculação em rádio, televisão
ou cinema. (Ver Jingle, Spot e Trilha Sonora)
FONTE - Em artes gráficas, o nome e o formato de uma família de tipos.
(Ver Tipo)
FORMATO - Dimensões e forma de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo
de um comercial de rádio, TV ou cinema.
FOTOCOMPOSIÇÃO - Composição feita por processo fotográfico. (Ver
Composição)
FOTOGRAVURA - Em artes gráficas, matriz em metal ou plástico de uma
fotografia ou ilustração. Técnica em desuso, pois foi substituída pelo fotolito
ou rotofilme. (Ver Fotolito e Rotofilme)
FOTOLITO - 1. Filme de artes gráficas, que serve como matriz de impressão
off-set e sobre o qual são reproduzidos textos, fotos e ilustrações
originalmente em papel ou cromo. 2. Empresa que executa serviços de fotolito.
(Ver Cromo, Off-set e Rotofilme)
FOTOLITOGRAFIA - A arte e técnica de fazer fotolitos.
FOTOTRAÇO - Reprodução fotográfica de textos e imagens em alto-contraste,
sem tonalidades cinzas. (Ver Alto-contraste)
FREE-LANCE - 1. Trabalho realizado de forma temporária, sem vínculos
empregatícios. 2. Ato de fazer trabalho free-lancer. 3. Profissional que
trabalha no regime de free-lancer.
FREQÜÊNCIA - Quantidade de vezes que uma pessoa é atingida por uma
mensagem publicitária em um certo período de tempo.
FREQÜÊNCIA MÉDIA - Quantidade média de vezes que a audiência total de uma
campanha ou programação foi atingida por suas mensagens. Este valor é obtido
pela divisão do número de audiência bruta pela audiência líquida. (Ver Audiência
Bruta, Audiência Líquida, Freqüência e GRP)
FUSÃO - Ação de fundir duas ou mais imagens em uma, seja em fotografias
estáticas, cinematográficas (filmes) ou videográficas (videoteipe).
-
G -
GIMMICK
- Truque ou efeito criado para chamar a atenção do consumidor para determinado
anúncio, comercial, produto ou promoção.
GÔNDOLA - Prateleira de supermercado, na qual estão expostas as
mercadorias para o consumidor fazer sua seleção. (Ver Faixa e Ponta de Gôndola)
GOODWILL - Boa-vontade, em inglês. Geraçào de boa-vontade para com
empresas e marcas através da propaganda, RP e eventos promocionais.
GRAVAÇÃO - 1. Ação de gravar uma cena em videoteipe para produção de
comercial para televisão ou cinema. A filmagem feita em VT. 2. Ação de gravar
locução, música ou canto para comerciais, jingles, spots e trilhas. (Ver
Filmagem, Jingle, Spot e Trilha)
GRIFO - O mesmo que itálico. (Ver Itálico)
GRP - Abreviação de Gross Rating Point. 1. Soma total da audiência obtida
por uma campanha ou programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP eqüivale a 1% de
audiência). O mesmo que audiência bruta. (Ver Audiência Bruta e Programação)
GRUPO DE MÍDIA - Entidade que reúne os profissionais de mídia das
agências. O principal é o de São Paulo. (Ver Mídia)
-
H -
HEAVY USER
- Consumidor pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os
principais consumidores de um produto.
HARD SELL - Venda pesada, em inglês. Expressão utilizada para definir
abordagens e mensagens de venda direta, de estilo promocional e sem sutilezas.
(Ver Soft)
HD - Abreviação corrente de High Definition - Alta Definição. (Ver LD)
HELIOGRÁFICA - Tipo de cópia feita do fotolito para o papel, geralmente
na cor azul, para antecipar o resultado final da impressão. É utilizada para os
trabalhos em preto-e-branco.
HONORÁRIOS - 1. Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao
cliente, com exceção da veiculação, paga através da comissão concedida pelos
veículos. 2. Remuneração do profissional free-lancer ou contratado. (Ver
Free-lancer e Comissão)
HOUSE AGENCY - Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda
pertencente ao próprio anunciante, que trabalha para seu propietário e -
eventualmente - para outros clientes.
HOUSE ORGAN - Qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a
seus funcionários, consumidores, varejistas ou mercado em geral.
- I -
IAA - International
Advertising Association (Associação Internacional de Publicidade) - entidade que
reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para defender
a liberdade da propaganda e para desenvolvê-la enquanto técnica e atividade
econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais em 49 países do mundo,
inclusive no Brasil.
IBOPE - 1. Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o maior
instituto de pesquisa no Brasil. 2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular.
IDENTIDADE VISUAL - Conjunto de símbolos e cores que identificam uma
empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de
frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda, etc.
ILUSTRAÇÃO - 1. Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico
que ilustre uma peça publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em
propaganda, promoção, etc.
IMAGEM CORPORATIVA - Conjunto das percepções em relação a uma empresa,
tanto junto a seus consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado
como um todo. Essas percepções são a visão externa em relação a diversos
aspectos da empresa, como tamanho, objetivos, postura diante do mercado,
produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços,
volume de produção e de faturamento, rentabilidade, contemporaneidade, etc.
IMAGEM DE MARCA - O mesmo que imagem corporativa, mas aplicada a um
produto/serviço ou linha deles.
IMPACTO - 1. Ação de atingimento de um consumidor pelas mensagens
publicitárias. 2. Capacidade de uma mensagem publicitária em motivar as pessoas
atingidas. (Ver Atingimento)
INCENTIVO - Ferramenta de comunicação utilizada para motivar o público
interno (empregados) e intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas,
etc.) a cumprir determinados objetivos definidos pela empresa.
INDETERMINADO - Espaço publicitário não-determinado (o veículo pode
publicar o anúncio ou veicular o comercial no local por achar mais conveniente).
(Ver Determinado)
INFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA - Mensagem publicitária (na mídia impressa, rádio
ou TV) sem as característi-cas habituais de um anúncio ou comercial, geralmente
imitando o estilo editorial do veículo em que está sendo veiculada. (O mesmo que
Informe Publicitário ou Publieditorial)
INFORME PUBLICITÁRIO - O mesmo que informação publicitária. (Ver
Informação Publicitária)
INSERÇÃO - 1. Anúncio ou comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer
peça publicitária nos veículos.
INSERT - 1. O mesmo que encarte. 2. Ato de inserir alguma mensagem curta
durante um programa de rádio ou TV (como uma frase, um letreiro, uma logomarca,
etc.). (Ver Encarte)
INSTITUCIONAL - 1. Relativo à instituição (empresa, associação ou
entidade pública ou privada). 2. Tipo de propaganda feita para valorizar a
instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca. (Ver Imagem
Corporativa e Imagem de Marca)
INSTITUTO - Em pesquisa, empresa especializada na realização de
pesquisas.
ITÁLICO - Forma de escrita intermediária entre o impresso normal (em pé
ou redondo) e o cursivo (feito à mão). Caracteriza-se pelas letras inclinadas
(geralmente para a direita). (Ver Grifo, Negrito e Redondo)
IVC - Instituto Verificador de Circulação - entidade mantida por
anunciantes, agências e veículos ara auditar, de forma independente, a tiragem e
circulação de jornais e revistas. (Ver Circulação e Tiragem)
-
J -
JANELA -
1. Espaço em branco deixado em um anúncio para posterior encaixe da mensagem
específica, muito usado na propaganda cooperada entre indús-tria e varejo. 2.
Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a
mesma finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras
locais quando das transmissões em rede. (Ver Encaixe e Rabicho)
JINGLE - Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se
canta os benefícios da marca.
JOB - 1. Nome de todos os trabalhos específicos feitos para um cliente
que se atende de forma permanente. 2. Trabalho feito para um anunciante do qual
a agência não tem a conta.
-
K -
KINESCOPIA
- Processo que transfere material gravado em videoteipe para filme. (Ver
Telecinagem)
KINESCÓPIO - Aparelho que realiza a kinescopia. (Ver Kinescopia)
- L -
LANÇAMENTO - Esforço de lançamento de um
produto, marca ou campanha, feito através de diversas ações de marketing e
comunicação. (Ver Sustentação)
LAYOUT - Diagramação, em inglês. (Ver Diagramação)
LAYOUTMAN - Profissional que faz lay-outs, diagramador. (Ver Diagramador)
LD - Abreviação corrente de Low Definition - Baixa Definição. (Ver HD)
LIGHT USER - Consumidor leve, em inglês. O contrário de heavy user, ou
seja, o consumidor moderado ou pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)
LINK - Ligação, em inglês. 1. Termo utilizado para expressar a ligação
entre sistemas de comunicação eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado
para expressar uma Ligação temática ou formal entre as peças de uma campanha
publicitária. (Ver Linkar)
LINKAR - Ato de fazer o link. (Ver Link)
LOCAÇÃO - 1. Realização de uma filmagem ou gravação (em videoteipe) fora
do estúdio, seja em externas ou em ambientes fechados naturais (com ou sem
adaptação). 2. Lugar onde são feitas essas filmagens/gravações. (Ver Externas)
LOCUÇÃO - 1. Texto falado por locutor ou intérprete para comerciais de
rádio, televisão e cinema. 2. Ato de realizar a gravação desse texto. (Ver
Gravação)
LOCUÇÃO EM OFF - Texto de comercial interpretado por locutor/intérprete
que não se vê na cena. (Ver Off)
LOGO - Abreviatura de logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca)
LOGOMARCA - Símbolo gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando
composta do símbolo em si mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)
LOGOTIPO - Letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) utilizadas para
compor o nome de marca ou empresa. (Ver Logomarca)
LUMINOSO - Tipo de cartaz publicitário com iluminação interna.
- M -
MAILING - Abreviação de mailing list. (Ver
Mailing List)
MAILING LIST - Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e
dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing
direto. (Ver Marketing Direto e Prospect)
MALA DIRETA - 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada
pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens
pelo correio ou portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia)
MANCHA - Ilustração em rough, feita para dar uma idéia inicial de como
ficará a peça gráfica quando finalizada. (Ver Rough)
MAPA DE PROGRAMAÇÃO - Quadro utilizado no planejamento e execução de
mídia para mostrar visualmente quais as inserções que serão feitas. (Ver
Inserção e Programação)
MARCA - 1. Símbolo gráfico identificador de uma empresa, produto ou
serviço. 2. Convenção utilizada para definir um produto, serviço ou empresa,
incluindo sua denominação comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARKETING - 1. Conjunto das atividades empresariais destinadas à
descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas
marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de
marketing.
MARKETING DIRETO - Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing
utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus
consumidores e prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX - O conjunto das atividades necessárias à realização do
marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo
o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física,
características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias
para apresentar o produto/serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e
consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam
promover o consumo do produto/serviço); e Preço (política de preço).
MATERIAL - Em mídia, as peças publicitárias em sua forma física
(fotolitos, fitas com comerciais, etc.) que são encaminhadas aos veículos.
MEIO - Abreviatura de meio de comunicação. (Ver Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO - Os meios pelos quais a comunicação é feita, como o
jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc. (Ver Mídia)
MEIO-TOM - Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em
preto-e-branco.
MERCADO - Segmento de pessoas, empresas ou área geográfica onde estão os
consumidores e prospects de uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e
Mercado-teste)
MERCADO-ALVO - Mercado objetivado pela empresa ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE - Mercado escolhido pela empresa ou marca para fazer testes
- de todos ou qualquer dos elementos do marketing mix - antes do lançamento
definitivo de um produto ou serviço.
MERCHANDISING - Ferramenta de comunicação de marketing utilizada no ponto
de venda e em espaços editoriais (TV, mídia impressa, etc.) para reforçar
mensagens publicitárias feitas anteriormente (ou mesmo em substituição à
propaganda, em alguns casos).
MÍDIA - 1. Forma adaptada de média, que significa meio de comunicação, em
latim e inglês. 2. Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no
seu conjunto ou em particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os
melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as
mensagens publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de
propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia. (Ver Meio de
Comunicação e as definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA - Em um plano de mídia, o meio de comunicação (ou veículo)
utilizado como base da comunicação a ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
MÍDIA DE APOIO - Em um plano de mídia, os meios de comunicação (ou
veículos) utilizados como complemento e apoio à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
MÍDIA ELETRÔNICA - Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a
televisão e até certos tipos de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema,
apesar de não ser necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito
do mercado. (Ver Mídia e Mídia Impressa)
MÍDIA IMPRESSA - Os meios de comunicação impressos, especialmente a
revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso.
(Ver Mídia e Mídia Eletrônica)
MÍDIA MIX - Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados
em um plano de mídia. (Ver Mídia e Multimídia)
MIOLO - Parte interna de um jornal, revista ou folheto.
MÓDULO - Em um plano de mídia, conjunto de meios, veículos, formatos e
posições com características semelhantes, que possam ser repetidos, combinados
ou comparados com outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver
Avaliação e Simulação)
MONTAGEM - Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e
seqüências dos filmes. (Ver Copião e Moviola)
MOVIOLA - Máquina na qual são organizadas, selecionadas, emendadas e
avaliadas as cenas e seqüências dos filmes, formando inicialmente o copião e,
depois, a montagem final. (Ver Copião e Montagem)
MULTIMÍDIA - 1. Mensagem que utiliza mais de uma mídia para ser
transmitida, como um audiovisual ou vídeo interativo (que une videoteipe,
disc-laser e computador). 2. Sinônimo de mídia mix. (Ver Mídia Mix)
-
N -
NEGRITO
- Letra mais grossa que o normal, usada para fazer destaque no texto ou como
recurso gráfico. (Ver Bold, Itálico e Redondo)
NET - Sigla utilizada para definir um comercial exibido em rede nacional
de televisão, geralmente com transmissão via satélite.
NETWORK - Rede nacional de televisão.
NEWSLETTER - Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com
estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária e de
relações públicas.
NEWSMATTE - Recurso técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem
a outra imagem de fundo. Ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em
uma cena que está sendo gravada em estúdio. É uma evolução do chroma-key. (Ver
Back Projection e Chroma-key)
NTSC - Padrão norte-americano de televisão em cores. (Ver PAL e SECAM)
- O -
OFF - Abreviação de locução em off. (Ver
Locução em Off)
OFF-SET - Técnica de impressão que utiliza máquinas planas, nas quais o
papel entra em folhas e é impresso pela passagem de um cilindro (no que está
gravada a mensagem) sobre ele.
ORIGINAL - Em produção, arte-final ou cromo encaminhada - junto como o
paste-up - para se fazer os fotolitos e rotofilmes. (Ver Arte-final, Cromo,
Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
OTIMIZAÇÃO - Técnica empregada para selecionar as melhores alternativas
de um plano de mídia, através do processo de avaliação e simulação. (Ver
Avaliação e Simulação)
OUTDOOR - 1. Tipo de cartaz publicitário de grandes proporções, de
tamanho padronizado. 2. Meio de comunicação publicitária.
OVERLAY - Folha de papel transparente (geralmente vegetal) sobreposta ao
paste-up ou arte-final contendo informações de produção e elementos gráficos que
devem ser mesclados no fotolito ou rotofilme. (Ver Arte-final, Fotolito,
Paste-up e Rotofilme).
-
P -
P.I. -
Abreviação de Pedido de Inserção, que corresponde à autorização emitida pela
agência ou anunciante para os veículos. (Ver Autorização)
PACK-SHOT - Expressão em inglês que significa a cena em que é feito um
close do produto ou da marca que está sendo promovida no comercial. O pack-shot
entra geralmente no final do comercial (ou um pouco antes), acompanhado de
letreiro e/ou locução off com o tema/slogan da campanha ou marca. (Ver Locução
Off)
PÁGINA - Unidade básica de anúncio no caso das revistas.
PÁGINA DUPLA - Duas páginas de anúncio.
PAICA - Forma adaptada do inglês pica, medida bastante utilizada em artes
gráficas.
PAINEL - Tipo de cartaz, pintado diretamente sobre o muro, madeira, metal
ou outro suporte. (Ver Pôster).
PAL - Padrão alemão de televisão em cores, adaptado para uso em diversos
países. No Brasil, por exemplo, utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM).
PAN - Abreviação de panorâmica. (Ver Panorâmica).
PANORÂMICA - Movimento da câmera (da esquerda para a direita ou
vice-versa) que mostra uma tomada geral de um objeto, cena ou pessoa que está
sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Travelling e Zum).
PANTONE - Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como
referência para impressão.
PASTE-UP - Montagem de qualquer peça gráfica, com a colagem da
composição, do bromuro e artes-finais sobre um cartão. Quando pronto, é
encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com o eventual cromo. Atualmente, com
o desenvolvimento dos computadores gráficos, esse trabalho vem sendo
gradativamente eliminado. (Ver Arte-final, Bromuro, Composição, Cromo, Fotolito,
Rotofilme, DTP, DTR e DTPrint)
PB - Abreviação de preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco).
PENETRAÇÃO - Em mídia, termo utilizado para definir o índice de
atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio,
um segmento de mercado ou uma região geográfica.
PESQUISA - Técnica para se conhecer as motivações, atitudes e
comportamentos dos consumidores e prospects. Pode ser regular (quando realizada
de forma sistemática), ad hoc (quando realizada de forma específica para um
cliente), quantitativa e qualitativa. (Ver Ad Hoc, Prospect e demais definições
de pesquisa a seguir)
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos
ligados à comunicação de marketing, como percepção da marca, índice de recall,
compreensão da mensagem, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Recall).
PESQUISA DE MERCADO - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos
ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades
e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes,
etc. (Ver demais definições de pesquisa e Prospect).
PESQUISA DE MÍDIA - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos
ligados à mídia, como índices e perfil de audiência, hábitos de consumo de
veículos e programas, relacionamento com os veículos, etc. (Ver demais
definições de pesquisa).
PESQUISA QUALITATIVA - Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos
qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante de
marcas e veículos, motivações, etc. (Ver demais definições de pesquisa).
PESQUISA QUANTITATIVA - Tipo de pesquisa realizada para mensurar
segmentos do mercado e as informações qualitativas pré-existentes ou levantadas
pela pesquisa qualitativa. (Ver demais definições de pesquisa).
PLANEJAMENTO - 1. Tarefa de realizar planos (de marketing, comunicação,
mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano. 3. Área ou departamento das agências e
demais empresas. (Ver Briefing).
PLUS - Extra, em inglês. Termo utilizado em Promoção para definir aquela
coisa a mais que será oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor
menor em dinheiro, mas também é um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO - Estratégia básica de comunicação de uma empresa
ou marca. Regras (poli-ces) que devem ser seguidas no trabalho de planejamento,
criação, produção e mídia de todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA - Estratégia básica de propaganda de uma empresa
ou marca, que deve estar em consonância com a política de comunicação (quando
esta existe). Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho publicitário
de planejamento, criação, produção e mídia. (Ver Política de Comunicação).
PONTO-DE-VENDA - Local onde as vendas são efetivamente realizadas, como
upermercados, lojas, pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de
serviços e muitos outros. (Ver PV)
PORTA-FÓLIO - Versão brasileira (pouco usada) de portfolio.
PORTFOLIO - Ver Porta-Fólio. 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços
de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou
profissional. 3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma
emissora de rádio e TV.
POSIÇÃO - Localização de uma mensagem publicitária dentro do veículo como
o anúncio em uma revista, jornal ou outro veículo impresso; o comercial na
seqüência da programação de uma emissora de rádio ou televisão, etc.
POSICIONAMENTO - Técnica de marketing e comunicação que determina em que
posição a marca deve ser colocada no mercado. Ou seja, com que qualidade, com
que preço, para quais segmentos do mercado (prioritários e secundários), qual a
imagem a ser construída, etc. É uma decisão básica do anunciante e uma
informação muito importante para o briefing e o planejamento. (Ver Briefing e
Planejamento)
PÔSTER - Tipo de cartaz publicitário, geralmente impresso. (Ver Cartaz)
PÓS-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa/quantitativa realizada após a
veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da
mensagem (grau de atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa,
anteriormente, e Pré-teste e Day After Call)
POTENCIAL DO MERCADO - Mensuração das possibilidades de venda de um
determinado produto/serviço em um segmento de mercado ou região.
PREÇO BRUTO - Em mídia, preço cobrado pelo veículo aos clientes, que é o
da sua tabela menos os descontos obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido)
PREÇO LÍQUIDO - Em mídia, o preço cobrado pelo veículo das agências, que
é o preço bruto menos sua comissão. (Ver Comissão e Preço Bruto)
PREMIUM - 1. Produto/serviço de qualidade e preço superiores. 2. Palavra
inglesa para designar brinde, bastante utilizada na área de promoção. É a
materialização do plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que
cumpra determinada condição da promoção. (Ver Plus)
PRESS-KIT - Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e
até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas
e assessoria de imprensa.
PRESS-RELEASE - Texto com informações para a imprensa. (Ver Release)
PRÉ-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou
veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da
men\sagem (nível de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target
percebe seu conteúdo e approach criativo. (Ver definições de Pesquisa e de
Pós-teste, anteriormente, Animatic e Approach)
PRETO-E-BRANCO - Peça publicitária que utiliza apenas a cor preta e seus
matrizes de cinza. (Ver Black and White e Meio Tom)
PRODUÇÃO - 1. Tarefa de dar forma física às mensagens publicitárias
imaginadas pela criação. 2. Área da agência responsável pela produção e pelo
relacionamento com as produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação,
Produção Gráfica e RTV)
PRODUÇÃO GRÁFICA - 1. Tarefa de dar forma física às peças publicitárias
gráficas imaginadas pela criação. 2. Área da agência encarregada da produção e
do relacionamento com os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e
RTV)
PRODUTOR - 1. Profissional que trabalha na área de produção da agência.
2. Nas produtoras de som e de comerciais, profissionais especializados nas
diversas tarefas que viabilizam a produção.
PROGRAMAÇÃO - 1. Conjunto dos programas de uma emissora de rádio ou
televisão, incluindo sua estratégia de transmissão. 2. Conjunto de veiculações
programadas em um meio ou veículo. (Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL - Ver Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL - Formato de mensagem ou tipo de programação de mídia
fora do habitual proposta pelos veículos para anunciantes determinados ou
desenvolvidos pelas agências para atender a necessidades específicas de seus
clientes. (Ver Formato, Mídia e Programação)
PROMOÇÃO - Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem
a função de motivar consumidores e prospects.
PROOF - Prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no
próprio equipamento de editoração eletrônica (workstation DTP) da agência. (Ver
DTP, Prova e Workstation)
PROPAGANDISTA - Profissional que faz propaganda pessoalmente para um
consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam
médicos e farmácias). (Ver Publicitário)
PROSPECT - Pessoa não-consumidora de um determinado produto ou serviço
que tem potencial de vir a se tornar um consumidor, se devidamente motivado.
Também chamado Cliente Potencial.
PROSPECTO - Ver Folheto.
PROVA - 1. Em artes gráficas, a impressão manual e limitada do fotolito,
para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o
resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as
cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de
guia para a impressão. 2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia
criativa, letra e música e para servir de guia para a produção. (Ver Escala,
Fotolito, Jingle e Spot)
PUBLICITÁRIO - Qualquer profissional que trabalhe em propaganda (seja
anunciante, agência, veículo, fornecedor ou produtora), com exceção dos
propagandistas. (Ver Propagandista)
PÚBLICO-ALVO - Tradução de target. Grupo de consumidores ou prospects aos
quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como
qualquer outra ação de comunicação ou marketing. (Ver Target e as demais
definições de Público, a seguir)
PÚBLICO EXTERNO - Grupo de pessoas de fora da empresa com as quais ela
tem que se relacio-nar (como consumidores, prospects, governo, imprensa,
formadores de opinião, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO - Grupo de pessoas de fora da empresa (como
distribuidores, varejistas, imprensa, formadores de opinião, etc.) que se
relacionam com o consumidor final de seus produtos e serviços. (Ver demais
definições de Público)
PÚBLICO INTERNO - Grupo de pessoas de dentro da empresa (como
funcionários, vendedores, gerentes, acionistas, etc.). (Ver demais definições de
Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR - Grupo de pessoas de fora da empresa (como a
imprensa, formadores de opinião, etc.) que exercem influência sobre as demais
pessoas. (Ver demais definições de Público).
PV - Abreviação de ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
PUBLIEDITORIAL - Expressão que designa os anúncios feitos na forma de
matérias editoriais em qualquer mídia.
-
Q -
QUADRICROMIA
- Sistema gráfico que separa as cores em retículas do amarelo, cyan (azul),
magenta (um tipo de vermelho) e preto, permitindo que praticamente todas as
cores sejam reproduzidas com a impressão dessas quatro. (Ver Seleção de Cores)
QUADRO - Ver Tabuleta.
QUINZENA - Espaço-padrão de tempo para a comercialização do outdoor e
também usado no cinema (nesse porém, o padrão, é a cine-semana). (Ver Outdoor)
-
R -
RABICHO
- Mensagem final de um comercial com informações sobre distribuidor ou varejista
local. Pode ser acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente
deixada para este fim. (Ver Janela)
RAFF - Forma abrasileirada de rough. (Ver Rough)
RECALL - Lembrança ou recordação, em inglês. Informação/percepção que
fica junto ao target após seus integrantes terem visto/ouvido/lido alguma peça
ou campanha publicitária. (Ver Day After Recall e Target)
RECLAME - Antigo nome do anúncio e da propaganda. Atualmente é utilizado
apenas em sentido pejorativo.
REDATOR - Profissional de criação especializado na criação e redação de
conceitos, títulos e textos. Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de
arte. (Ver Criação, Diretor de Arte e Dupla)
REDONDO - Tipo de letra normal, escrita de forma impressa, verticalmente,
encontrada em dezenas de famílias (estilos) de letras. Base da qual são feitos
os tipos em itálico (grifo), negrito, condensado (mais estreito que o normal) e
expandido (mais largo que o padrão redondo). (Ver Grifo, Itálico e Negrito)
REGISTRO - Em artes gráficas, sinal gráfico cheio de detalhes que
registra a posição correta da sobreposição de cada uma das quatro cores que
fazem a impressão em quadricromia. (Ver Quadricromia)
RELAÇÕES PÚBLICAS - Atividade de comunicação que estabelece e mantém
relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos
institucionais ou de apoio a marketing. (Ver as diversas definições de Público)
RELEASE - Forma condensada e muito empregada de press-release. (Ver
press-release)
RELEVO - Técnica de impressão que permite imprimir textos e ilustrações
em relevo (alto ou baixo), mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo
contornos no papel) e de lâminas metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze,
etc.)
REPRESENTAÇÃO - Na área de veículos, atividades de representar um veículo
nas praças comerciais nas quais ele não tenha escritório. Os representantes
atendem a-nunciantes e agências e vendem espaço publicitário dos veículos que
representam. (Ver Representante)
REPRESENTANTE - Profissional especializado em representação. (Ver
Representação)
REPRINT - Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou
revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas.
RESPOSTA DIRETA - Tipo de propaganda utilizado em esforços de marketing
direto. (Ver Marke-ting Direto).
RETÍCULA - 1. Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e
espaços regulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2.
Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das
tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a
presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta). (Ver Meio-tom e Quadricromia).
REVIEW - Revisão analítica das propostas de estratégia, táticas, criação,
produção e mídia para ver se elas se encaixam na política e no plano de
comunicação e se têm chance de atingir os objetivos propostos. (Ver Review Board,
a seguir).
REVIEW BOARD - Comitê de Revisão, em inglês. Grupo de profissionais da
agência ou do anunciante (recrutado entre diretores, gerentes e pessoal
operacional) que têm como missão fazer o review. (Ver Review).
RODAPÉ - Tipo de anúncio localizado no pé das páginas de jornal ou
revista.
ROTATIVA - Máquina impressora do sistema de rotogravura. (Ver Rotogravura).
ROTOFILME - Tipo de fotolito utilizado em rotogravura. (Ver Fotolito e
Rotogravura).
ROTOGRAVURA - Técnica de impressão que utiliza máquinas rotativas, no que
o papel em bobinas é impresso quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros
em que estão gravadas as mensagens.
ROUGH - Palavra inglesa que é pronunciada como raff e significa rascunho.
É o primeiro ou primeiros rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça
publicitária, que mostra como ficar no final do processo de criação e produção.
(Ver Raff).
RP - Abreviação usual de relações públicas. (Ver Relações Públicas).
RTV - Também gravado como RTVC. 1. Departamento de produção eletrônica
(rádio, televisão, cinema) de uma agência. 2. Profissional dessa área que
trabalha na agência. (Ver Produção).
-
S -
SAMPLING - Amostragem, em inglês. Ferramenta
de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e
amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação.
SANGRADO - Anúncio ou cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que
eles estão impressos. Ou seja, o final da folha corta o fundo da mensagem.
SATURAÇÃO - Em mídia, a veiculação excessiva da mesma peça publicitária,
que acaba irritando o target e sendo contraproducente. (Ver Target)
SBPM - Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado - entidade que reúne
os profissionais de pesquisa.
SCANNER - 1. Equipamento de artes gráficas, computadorizado, que faz a
seleção de cores, os fotolitos e rotofilmes. 2. Acessório de computador ou
workstation (de DTP, DTR e DTPrint) que permite gravar uma ilustração ou foto na
memória do aparelho para iniciar o processo de diagramação. (Ver DTP, DTR,
DTPrint, Diagramação, Fotolito, Rotofilme e Seleção de Cores)
SECAM - Padrão francês de televisão em cores. (Ver NTSC e PAL)
SEGMENTAÇÃO - Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou -
principalmente - em grupos de consumidores com interesses e comportamentos
semelhantes.
SEGMENTO - 1. Grupo de consumidores com perfil e comportamento de compra
idêntico. 2. Pedaço do mercado total. (Ver Share e Target)
SELEÇÃO DE CORES - Em artes gráficas, processo de seleção das cores
básicas (amarelo, cyan, magenta e cores) para fazer os fotolitos e rotofilmes da
quadricromia. (Ver Fotolito, Quadricromia e Rotofilme)
SELF LIQUIDATED - Autopagável, em inglês. Tipo de promoção onde o brinde
ou premium entregue tem seu custo pago pelos consumidores. Esse valor sempre é
mais baixo que o do brinde no mercado e, constantemente, esse premium é
exclusivo, só podendo ser obtido através de participação na promoção. (Ver
Brinde e Premium)
SERIGRAFIA - Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a
tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda,
náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz. (Ver Silk Screen)
SHARE - Participação, em inglês. Forma abreviada que pode significar
share-of-market, share-of-mind ou share-of-voice, dependendo do contexto no qual
é utilizada. (Ver definições de Share, a seguir, e Segmento)
SHARE-OF-MARKET - Participação de mercado. Percentagem do mercado total
ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha. (Ver demais definições de
Share e Segmento)
SHARE-OF-MIND - Participação na cabeça do consumidor, ou seja, percepção
do share-of-market de uma empresa ou marca. (Ver demais definições de Share)
SHARE-OF-VOICE - Participação no volume total de propaganda veiculada.
Percentagem de toda a comunicação com o mercado ou segmento que uma empresa ou
marca detenha. (Ver demais definições de Share e Segmento)
SHOW-ROOM - Loja ou escritório montado para exibir a linha de produtos e
marcas de uma empresa, destinada a revendedores, distribuidores, varejistas e
até consumidores finais (sendo que estes geralmente não podem comprar nada
diretamente, uma vez que se trata de loja para exibição e promoção, mas não para
a venda).
SILK SCREEN - O mesmo que serigrafia. (Ver Serigrafia)
SIMULAÇÃO - Processo de análise, feito em computador, de um plano de
mídia e seus módulos, de forma a determinar seu efeito em termos de atingimento
do target (cobertura e freqüência) e prever seus resultados. Corresponde a uma
simulação da realidade e serve para se obter a otimização dos investimentos de
mídia. (Ver Avaliação e Otimização)
SLOGAN - Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e
definir seu posicionamento. (Ver Marca e Posicionamento)
SOBREPOSIÇÃO - Em mídia, a sobreposição da cobertura entre um veículo e
outro, uma inserção e outra. Para se calcular a audiência líquida, por exemplo,
é preciso se eliminar as sobreposições da audiência bruta. (Ver Audiência Bruta)
SOFT - Macio, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e
mensagens sofisticadas, requintadas e sutis. (Ver Hard Sell)
SOLICITAÇÃO - Ato da solicitação pela agência da conta de um anunciante.
- T -
TABELA - Relação de preços dos espaços de um
veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou fornecedor. (Ver Espaço e
Veículo)
TABELA CONJUNTA - Na área de veículos, a tabela combinando os preços de
dois ou mais veículos ou faixas de programação, já com um desconto pela compra
múltipla do espaço. (Ver Espaço e Tabela)
TABLE TOP - Estilo de produção de comerciais, que já foi muito
importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado. É a filmagem ou gravação de
um letreiro, arte ou fotografia estática, simulando - através da câmera - o
movimento desse objeto. Hoje, é mais utilizado como efeito especial. (Ver
Efeitos Especiais, Filmagem e Gravação)
TABLÓIDE - Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal
tradicional.
TABULETA - 1. Unidade do meio outdoor, ou seja, cada um dos locais de
exibição dos cartazes ou painéis. 2. Armação na qual é colado o cartaz. (Ver
Cartaz, Outdoor e Painel)
TAPE - Fita de áudio ou vídeo. (Ver Videoteipe)
TARGET - Alvo, em inglês. Expressão utilizada para definir o público-alvo
de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de
consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou
campanha de propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou
marketing. (Ver Segmento e Público-alvo)
TARGET GROUP - O mesmo que target. (Ver Target)
TEASER - Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha
publicitária, gerando expectativa para ela. Pode ou não ser identificada (ou
seja, ter o nome da empresa ou marca).
TELECINAGEM - Processo que transfere material filmado para videoteipe.
(Ver Kinescopia e Videoteipe)
TELECINE - Aparelho que realiza o processo de telecinagem. (Ver
Telecinagem)
TELEMARKETING - Técnica e mídia de marketing direto, que consiste no
contato direto com consumidores e prospects através do telefone, seja no sentido
emissor (a empresa liga) ou receptor (o consumidor ou prospect liga para a
empresa). (Ver Marketing Direto)
TEMPO - Forma de se referir ao espaço publicitário no rádio, cinema e
televisão. (Ver Espaço)
TEXTO FOGUETE - Pequena locução publicitária feita durante a transmissão
de programação (geralmente esportes ou eventos musicais) do rádio e TV.
TIE-IN - Denominação correta do merchandising em televisão. (Ver
Merchandising)
TIMING - 1. Duração subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a
sensação de duração que ela passa para as pessoas. 2. Sentido de oportunidade,
ou seja, capacidade de definir qual é o exato momento para praticar uma ação de
comunicação ou veicular uma peça publicitária.
TIPO - Estilo de uma letra impressa. Característica visual comum de cada
uma das letras que compõe uma família de tipos. (Ver Família, Itálico, Negrito e
Redondo)
TIPOGRAFIA - Antigo processo de impressão (geralmente apenas de textos e
pequenos símbolos) de forma mecânica, com pressão da matriz em clichê sobre o
papel. (Ver Clichê)
TIRAGEM - Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou
revista. (Ver Circulação e Encalhe)
TRAÇO - 1. Em artes gráficas, definição de ilustração ou símbolo sem
nenhum meio-tom, em PB ou cor chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir
audiências de rádio e TV muito pequenas, quase inexpressivas. (Ver Audiência,
Meio-tom e PB)
TRADE - Expressão em inglês para denominar o comércio (distribuidores,
representantes, atacadistas, varejistas, etc.).
TRÁFEGO - Nas agências, departamento ou profissional que cuida do tráfego
das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa.
TRÁFEGO DE LEITURA - Em mídia, hábito de leitura das diversas seções de
um jornal ou revista, que têm audiências diferentes, dependendo do nível de
interesse que despertam nos seus leitores. (Ver Audiência)
TRAVELLING - Deslocamento da câmera, em qualquer direção (horizontal,
vertical) ou sentido para se aproximar, se afastar ou acompanhar o objeto, cena
ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica
e Zum)
TRILHA - Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora. (Ver
Trilha Sonora)
TRILHA SONORA - Música incidental ou de fundo do comercial - combinada ou
não com ruídos descritivos.
TRUCA - 1. Aparelho que faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens. (Ver
Trucagem)
TRUCAGEM - Técnica cinematográfica que permite a direção de fusão de
imagens, inserção de letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes.
Com o advento e evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos
utilizada, pois tudo isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais
rápida, fácil e segura - nos equipamentos de VT. (Ver Videoteipe)
-
V -
VAZADO -
Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.
VEÍCULO - 1. Nome genérico de qualquer empresa de comunicação, como
editoras, emissoras, exibidoras de outdoor, etc. 2. Empresa individual de cada
meio de comunicação, como o canal ou a rede de TV ou rádio, a editora de jornais
e revistas, etc. 3. Título de jornal ou revista, emissora de rádio ou TV e
qualquer outro instrumento de comunicação física, que leva as mensagens dos
anunciantes aos consumidores. 4. Área da propaganda que agrupa os veículos de
comunicação. (Ver Meio)
VERBA - Montante em dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma
empresa ou marca, por determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa
específica (lançamento, sustentação, etc.).
VÍDEO - 1. Abreviação usual de videoteipe. 2. Nome genérico do aparelho
ou tela de televisão. 3. Parte visual de uma produção audiovisual, inclusive
comerciais em filme ou VT. 4. Unidade do computador em que se pode visualizar o
trabalho que está sendo feito. (Ver Videoteipe)
VIDEOTEIPE - 1. Fita magnetizada na qual são gravadas imagens e sons. 2.
Sistema de gravação, edição, manipulação (geração de efeitos) e reprodução de
imagens usando fita magnetizada (que está gradativamente se transformando em
gravação digitalizada). (Ver Edição e Gravação)
VINHETA - 1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho
gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos)
para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem
sonora musical (acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5
segundos) para lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.
VOLANTE - Pequeno folheto, bem simples, de uma página. (Ver Folheto e
Panfleto)
VT - Abreviação de videoteipe. (Ver Videoteipe)
-
W -
WORKSTATION
- Conjunto de computador, vídeo, CPU, scanner e outros acessórios que operam
programas gráficos de editoração eletrônica para a preparação de anúncios,
cartazes e outros materiais gráficos pela agência, estúdio ou fornecedor de
artes gráficas. Base operacional dos sistemas de DTP, DTR e DTPrint. (Ver DTP,
DTR e DTPrint).
-
Z -
ZOOM -
Movimento de aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) da câmera de um
objeto, pessoa ou cena que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem,
Gravação, Panorâmica e Travelling).
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